Anualmente o Brasil é atingido por mais de 50 milhões de descargas atmosféricas. Se uma estrutura sem um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é atingida por uma descarga, as consequências serão catastróficas. Mas mesmo descargas atmosféricas distantes podem causar danos aos equipamentos eletrônicos devido às sobretensões transitórias. Este vídeo da OBO BETTERMANN inicia a campanha "Proteção à 4ª Potência". Ele nos mostra as consequências do impacto da descarga atmosférica e suas sobretensões, e permite acompanhar em detalhes o caminho da corrente através da edificação. Fica claro o perigo causado por uma descarga atmosférica, direta ou remota. Enquanto uma edificação sem SPDA sofre vários danos, outra que possui um SPDA, feito dentro das normas, permanece intacta, sem danos à estrutura e aos seus sistemas elétricos. No último caso os sistemas de proteção direcionam em fração de segundos as correntes de surto para o sistema de aterramento, desviando estas correntes dos equipamentos eletrônicos. "Proteção à 4ª Potência'' significa a integração de quatro subsistemas de proteção, internos e externos, para assegurar a máxima segurança contra descargas atmosféricas.
O mês fevereiro/2019 mais chuvoso nos últimos 15 anos em São Paulo. O super-raio foi registrado por câmeras instaladas no alto de um prédio da Zona Oeste da capital paulista. O super raio teve uma intensidade de corrente de 249 kA, sendo o maior já filmado no Brasil.
Reportagem do Fantástico de 25 de Janeiro de 2015; Registro de Raios Ascendentes no Brasil e estudo/registro do funcionamento dos para-raios (Projeto P1P2)
Primeiro episódio da série País dos Raios, exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, em janeiro de 2013.
Segundo episódio da série País dos Raios, exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, em janeiro de 2013.
Terceiro e último episódio da série País dos Raios, exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, em janeiro de 2013.
Terceiro e último episódio da série País dos Raios, exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, em janeiro de 2013.